A minha primeira publicação na National Geographic

A minha história na fotografia começou no final de 2014, quando comprei a minha primeira câmera fotográfica para levar numa viagem que eu e a minha noiva - hoje esposa - faríamos para a Espanha. Como bom engenheiro que sou, após ler o manual inteiro do meu novo brinquedo, imaginei que já sabia o suficiente para lidar com a minha Canon t5i durante a viagem e trazer as mais belas fotos já vistas da Espanha.

O fato é que faltava traquejo com o equipamento e nas situações onde havia uma luz um pouco mais complexa como, por exemplo, durante o pôr-do-sol, eu ficava perdido e acabava não conseguindo obter os resultados que eu e a noiva gostaríamos. Apesar disso, ainda assim conseguimos voltar para o Brasil com algumas belas imagens da nossa primeira viagem internacional juntos.


Chegando no Brasil, eu estava determinado a aprender mais sobre fotografia e desenvolver mais os conceitos básicos envolvidos na capturas das imagens, principalmente aquelas feitas nos horários especiais: Golden Hour, Blue Hour e etc. Com isso, em Janeiro de 2015 eu comecei a estudar fotografia por conta própria, através de materiais disponíveis na internet. Foram horas e horas assistindo tutoriais sobre os conceitos básicos da fotografia e as técnicas fotográficas. Já nesse início, eu acabei me interessando mais pela fotografia de longa exposição e, em especial, na aplicação dessa técnica na fotografia de natureza e paisagem.


Nesse período eu morava em Brasília e foi lá que comecei a colocar em prática os meus recém adquiridos conhecimentos sobre fotografia. Eu me recordo que, no final de janeiro/15, eu sai para tentar fazer algumas imagens da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília. Era fim de tarde e o céu estava lindo. Entrei no meu carro e procurei um local elevado no Lago Sul a partir de onde fosse possível ter uma vista superior do Plano Piloto e da Ponte JK sobre o lago. Como eu já havia feito uma pesquisa usando o Google Earth sobre alguns lugares onde eu poderia conseguir a imagem que estava planejando, fui direto ao ponto que eu considerava o mais promissor de todos. Chegando lá, fiquei impressionado com a beleza daquela paisagem urbana. A ponte iluminava-se sobre o lago e a cidade começava a dar boas vindas à noite que chegava. Fiz as capturas e uma delas, esta apresentada abaixo, foi a minha primeira publicação na National Geographic, na seção Sua Foto do site da NatGeo Brasil.

Ponte JK - 40mm / f:8 / 8 sec / ISO 100

Foi uma sensação incrível ver uma das minhas imagens publicada no site da NatGeo, afinal, eu havia começado a ler sobre fotografia no início do mês e, no final desse mesmo mês, lá estava uma das minhas imagens publicada por uma das maiores escolas de fotografia de natureza e paisagem do mundo, a National Geographic.


No meu próximo post eu irei contar para vocês como eu consegui vencer o meu primeiro concurso internacional de fotografia, promovido pela NatGeo Travel, com apenas 5 meses de fotografia. Fiquem ligados!!!

#victorlima #natgeo #suafoto #brasilia #pontejk #longaexposicao #fotografia #trilhadeestrelas

118 visualizações2 comentários
Victor Lima - Rua Santa Isabela,100, Salvador, Bahia, 40221-225 - CPF 072.375.447-05 - +5571996157721
Prazo de Entrega: Impressões - em até 30 dias. Eventos - na data prevista para início no site.