A minha história na fotografia começou no final de 2014, quando comprei a minha primeira câmera fotográfica para levar numa viagem que eu e a minha noiva - hoje esposa - faríamos para a Espanha. Como bom engenheiro que sou, após ler o manual inteiro do meu novo brinquedo, imaginei que já sabia o suficiente para lidar com a minha Canon t5i durante a viagem e trazer as mais belas fotos já vistas da Espanha.
O fato é que faltava traquejo com o equipamento e nas situações onde havia uma luz um pouco mais complexa como, por exemplo, durante o pôr-do-sol, eu ficava perdido e acabava não conseguindo obter os resultados que eu e a noiva gostaríamos. Apesar disso, ainda assim conseguimos voltar para o Brasil com algumas belas imagens da nossa primeira viagem internacional juntos.
Chegando no Brasil, eu estava determinado a aprender mais sobre fotografia e desenvolver mais os conceitos básicos envolvidos na capturas das imagens, principalmente aquelas feitas nos horários especiais: Golden Hour, Blue Hour e etc. Com isso, em Janeiro de 2015 eu comecei a estudar fotografia por conta própria, através de materiais disponíveis na internet. Foram horas e horas assistindo tutoriais sobre os conceitos básicos da fotografia e as técnicas fotográficas. Já nesse início, eu acabei me interessando mais pela fotografia de longa exposição e, em especial, na aplicação dessa técnica na fotografia de natureza e paisagem.
Nesse período eu morava em Brasília e foi lá que comecei a colocar em prática os meus recém adquiridos conhecimentos sobre fotografia. Eu me recordo que, no final de janeiro/15, eu sai para tentar fazer algumas imagens da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília. Era fim de tarde e o céu estava lindo. Entrei no meu carro e procurei um local elevado no Lago Sul a partir de onde fosse possível ter uma vista superior do Plano Piloto e da Ponte JK sobre o lago. Como eu já havia feito uma pesquisa usando o Google Earth sobre alguns lugares onde eu poderia conseguir a imagem que estava planejando, fui direto ao ponto que eu considerava o mais promissor de todos. Chegando lá, fiquei impressionado com a beleza daquela paisagem urbana. A ponte iluminava-se sobre o lago e a cidade começava a dar boas vindas à noite que chegava. Fiz as capturas e uma delas, esta apresentada abaixo, foi a minha primeira publicação na National Geographic, na seção Sua Foto do site da NatGeo Brasil.
Foi uma sensação incrível ver uma das minhas imagens publicada no site da NatGeo, afinal, eu havia começado a ler sobre fotografia no início do mês e, no final desse mesmo mês, lá estava uma das minhas imagens publicada por uma das maiores escolas de fotografia de natureza e paisagem do mundo, a National Geographic.
No meu próximo post eu irei contar para vocês como eu consegui vencer o meu primeiro concurso internacional de fotografia, promovido pela NatGeo Travel, com apenas 5 meses de fotografia. Fiquem ligados!!!
Parabéns Victor!!! 👏🏻👏🏻
Todo esforço tem a sua recompensa, trabalho fantástico , Parabéns.